O contrato de ampliação da rede de proteção animal foi assinado pelo prefeito Fabiano Horta com 18 clínicas veterinárias na quinta-feira 16/03, onde será permitido assistência gratuita aos animais de rua do município, com a realização de procedimentos laboratoriais e cirúrgicos além do aumento de 409% nas castrações anuais.
A cerimônia foi realizada pela Coordenadoria Especial de Proteção Animal – CEPA no Centro de Artes e Esportes Unificados na Mumbuca, marcando assim o início do Programa Mumbucão que oferece uma ajuda financeira paga em moeda social Mumbuca, para compra de medicamentos, vacinas e ração para cães e gatos acolhidos pelos protetores que resgatam os bichinhos e fornecem lar temporário, cuidam da saúde e participam do programa de controle reprodutivo do município, para poder disponibilizá-los para adoção.
Para participar do programa, a pessoa deve morar pelo menos três anos em Maricá e estar cadastrado na CEPA, que fará visitas periódicas para avaliar as condições do espaço, abrigo, salubridade, alimentação, saúde e estabelecer o número de animais por espécie (cães e gatos) e as condições adequadas para garantir o bem-estar dos animais e pessoas que moram no local.
Para aqueles que querem adotar o cão ou o gato, é necessário estar cadastrado no CadÚnico, ser maior de 18 anos, estar em dia com as obrigações civis e militares, não responder à crimes praticados contra animais, administração pública e meio ambiente e não está privado de liberdade por motivo de doenças ou sanções penais.
Dez clínicas veterinárias de Maricá foram credenciadas para realização de exames, internação e procedimentos ambulatoriais e cirúrgicos como: ortopédicos oftalmológicos e oncológicos. O programa de controle reprodutivo será ampliado em 409% com previsão de oferta de 9.600 procedimentos de castrações anuais, que serão realizados em 14 clínicas credenciadas pela prefeitura.
O Mumbucão, foi criado em dezembro de 2022 no qual um auxílio financeiro será concedido à protetores adotantes de cães e gatos, para compra de medicamentos, vacinas e rações. O valor varia de 70 mumbucas equivalente a R$ 70,00 para animais de pequeno porte; 100 mumbucas para animais porte médio e 130 mumbucas pares animais de grande porte; sendo o valor limitado a 1300 mumbucas e 10 animais por pessoa, pago por até um ano. A CEPA foi criado em 2017 e desenvolve diversas ações e políticas públicas para o bem-estar e proteção dos animais como, a campanha de adoção e de conscientização sobre abandono em parceria com os protetores, moradores e comerciantes; além disso, a CEPA em parceria com a ONG Rio Eco Pet e apoio de algumas secretarias, desenvolve a campanha para recolher tampinhas plásticas e lacres de alumínio para trocar por rações para os cães e gatos dos produtores cadastrados no município e animais de rua.
As campanhas acontecem no terceiro domingo de cada mês no Shopping Boulevard e todos os animais são vermifugados; os adultos castrados e os filhotes têm castração garantida aos seis meses pela Coordenadoria.

A CEPA atende de 8 às 17 horas pelo
Whatsapp: 2199546-0334 ou plataformas digitais da CEPA.

Por: Vera Lúcia
Imagens: Evelen Gouvêa

compartilhar