A FLIM – Festa Literária Internacional de Maricá está de volta em sua nona edição no município, desta vez na Orla do Parque Nanci em São José de Imbassaí, dos dia 01 à 10 de novembro das 9:00 às 20 horas com muita cultura e atrações. Com o slogan A nossa história a gente escreve aqui , a Festa Literária teve a abertura do evento com apresentação do cortejo cultural da FLIM com integrantes da Escola de Samba União de Maricá, Sinfônica Ambulante e bloco Ferreirada.
A solenidade de abertura contou com a presença do Prefeito de Maricá Fabiano Horta e da primeira dama Rosana Horta; do Secretário de Governo João Maurício; do Secretário
de Educação Márcio Jardim, da Secretária de Ciências e Tecnologia e Vereadora eleita Adriana Costa; do Vice- ministro da Presidência da República Olavo Noleto e demais autoridades e convidados.
Com um investimento de 12 milhões, os vouchers para compra de livros, batizados de “Mumbuca literária” em referência a moeda social de Maricá; serão distribuídos para mais de 30 mil alunos das 77 escolas da rede Municipal de ensino, além de 9.460 alunos do ensino superior, que fazem parte do Passaporte Universitário, professores e servidores da rede Municipal e Estadual e aposentados da Secretaria de Educação de Maricá.
A FLIM está acontecendo em um espaço de mais de 10 mil metros quadrados, somente na área de tendas e contará com a Arena de debates “Papo FLIM” com 400 lugares (onde vai receber escritores, atores e músicos em rodas literárias e talk show ao longo dos 10 dias); na “Flimzinha” (área infantil), será toda inspirada na obra de Ziraldo, uma homenagem ao escritor e cartunista que faleceu
aos 91 anos, em abril deste ano de 2024. No ambiente do espaço aparecem personagens como Menino Maluquinho e a Turma do Pererê.
Na Flimzinha além de estandes de livros, terá contação de histórias, teatro lambe-lambe, apresentações da Wandinha, Naruto, Tiquequê, Violúdico, Bricantar, Mangueira do Amanhã, Passarinho Carioca e muitos outros. O espaço conta com Parque interativo e lúdico, com brinquedos que simulam naves espaciais e instrumentos musicais, paredes de escalada, balanços, túnel e cama elástica. A visitação também estará disponível na horta do Parque Nanci, que se transformou numa fazendinha com plantações e animais de pequeno porte.
Na “Tenda Literária FLIM”, estarão disponíveis estandes de 100 editoras, 180 selos e 12 mil títulos de livros com preços acessíveis.
A exposição “Heróis Quilombolas”, vai celebrar a ancestralidade e ainda haverá espaços de imersão interativa e de tecnologia e robótica; dois palcos para shows; lounge para descanso; estúdio videocast e área de gastronomia.
A FLIM traz 10 dias de muita cultura e diversão e vocês não podem perder.

Por: Vera Lúcia
Imagens: Beto Vídeo
Todas as fotos no Site: www.tvitaipuacu.com.br

compartilhar