TVi- Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental das Obras de Esgotamento Sanitário do Recanto.

Aconteceu na manhã desta sexta-feira 04/08, no Rincão Mimoso em Itaipuaçu, a Cerimônia de Lançamento da Pedra Fundamental das Obras do sistema de esgotamento sanitário do Recanto.
Na região, será construída uma infraestrutura com 27 km de extensão, que vai ligar a Estação de Tratamento de Itaipuaçu (ETE) e vai beneficiar mais de 8 mil moradores da localidade. A obra tem previsão de entrega de 18 meses.
Estiveram presentes na cerimônia de lançamento, o Prefeito de Maricá Fabiano Horta, a Presidente da Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar) Rita Rocha, o Secretário de Governo Joãozinho, o Secretário de Cidade Sustentável Helter Ferreira, o Diretor de obras indiretas da Somar Gustavo Camacho e demais autoridades.
Durante a cerimônia foi assinado um termo de Cooperação técnica com a Sanemar, uma parceria importante com a secretária de Cidade Sustentável.
Segundo a Presidente da Sanemar Rita Rocha, está sendo construído um trabalho de saneamento, sempre respeitando o meio ambiente nos pontos principais de Itaipuaçu. Iniciando pelo Recanto com uma estação compacta, próximo ao Morro da Peça, até que o emissário submarino fique pronto, onde também vai ser construído uma base da cidade sustentável junto a ETE, um espaço para população conhecer a mata nativa, onde terá distribuição de mudas.
Desde 2021 quando a Sanemar assumiu, no lugar que era ocupado pela CEDAE, de 3%; atualmente já passa para 30% de obra para a população de Maricá em apenas dois anos. Segundo Rita, a Sanemar em parceria, também ajuda algumas famílias carentes, que não podem esperar pela obra que é demorada. Muitas delas, ficam sabendo das novidades através dos filhos, que participam de um Projeto de Educação Ambiental, que a Sanemar faz com três mil crianças nas escolas nas redes públicas e privadas de ensino.
O Prefeito Fabiano Horta, em um ato simbólico junto com a população de Itaipuaçu, falou que o saneamento tem que ser prioridade em Maricá; que antes, pelo Saneamento pertencer a Cedae, nada podia ser feito pela prefeitura. Com o slogan “Agora é com a gente”, Fabiano disse fazer vários atos simbólicos no município; assim como hoje em Itaipuaçu, após será Inoã, São José de Imbassaí, Ponta Negra e o centro da cidade.
O prefeito ainda disse que as galerias da cidade são da década de 50 com amianto antigo e com o crescimento da cidade, todas estão afundando e precisam ser trocadas; disse também, que pretende acabar com os alagamentos em Itaipuaçu; mas que resolver esse problema no Jardim Atlântico Central, tem inúmeros desafios, devido ao desnível de gravidade da região, ou seja, tirar a água do Jardim Atlântico Central, não é um ato simples, o trajeto dessa água precisa ser mudado e segundo ele, esse projeto tem um orçamento maior que 300 milhões de reais e já está na pauta desse ano e no orçamento de 2024, para iniciar as obras.
Logo após a cerimônia, houve o assentamento simbólico da tubulação, o descerramento da placa e o coquetel encerrando o evento.

Por: Vera Lúcia
Imagens: Beto Vídeo

Todas as fotos no Site
www.tvitaipuacu.com

compartilhar