TV ITAIPUAÇU WEB- A Presidente da Instituição NAIR (Núcleo de Atividades Interativas e Recreativas de Jovens e Adultos Especiais Elaine Alves, o Diretor Tesoureiro Lúcio Oliveira (voluntário há muitos anos) e a voluntária de eventos Nelma Almeida, esteve no Programa Espaço Aberto da TV Itaipuaçu Web, nessa quinta-feira (29/08). A Instituição NAIR, localizada na Av. Roberto Silveira 1090 Flamengo Maricá (ao lado do antigo Colégio Domício da Gama), é reconhecida como de utilidade pública; é uma entidade cívil sem fins lucrativos, de natureza educacional, cultural e beneficente; criada em janeiro de 2001, por um grupo de mães (Jacy Dorothéia, Maria Célia e Maria José); que tinham muitas dificuldades em encontrar atividades que orientassem seus filhos quanto a socialização e independência. O conselho gestor do NAIR é composto por 3 membros:
A diretora Presidente: Elaine Alves.
O diretor tesoureiro: Lúcio Oliveira e o diretor secretário: Rene Lazari; mais um grupo de conselheiro fiscal com 3 titulares, 3 suplentes e mais um número de conselheiros consultores.
O objetivo do NAIR é promover a inclusão social, de jovens e adultos; prioritariamente os com deficiência intelectual leve, à partir dos 14 anos de idade cronológica. Atualmente, estão com 46 assistidos; são pessoas com deficiência intelectual leve, síndrome de down, com paralisia cerebral e outras patologias congênitas, que permitam que o indivíduo tenha alguma dependência para atividades diárias como: alimentação e higiene pessoal. Os assistidos chegam as 8 horas, recebem um pequeno lanche, fazem atividades, passam pelo horário do almoço; alguns retornam à seus lares, outros permanecem e fazem também, o lanche na hora da saída. A instituição Presta serviços de qualidade, favorecendo a inclusão social num processo contínuo, através de diversas oficinas como: reciclagem de papel, cultivo de plantas, culinária, artesanatos, pinturas, dança, informática, música, alfabetização e reforço, capoeira assistida, cineminha, esporte que é realizado na arena, saídas e passeios pedagógicos. As oficinas, além de promover o bem estar e auto estima, ajudam na capacidade de atenção e comunicação, estimulam a construção de comportamentos socialmente apropriados, além da chance de se sentirem ativos financeiramente. A participação da família é muito importante, para o processo de construção de um indivíduo mais independente e ativo, pois é nela, que seus alicerces são construídos. Elaine disse que a maior dificuldade da instituição, está na falta de recursos, para expandir o trabalho; onde sobrevivem apenas com recursos de doações espontâneas da comunidade e de empresários da cidade onde está situada e também, com a realização de eventos com músicos
voluntários e vendas do bazar beneficente. Você também pode ser um doador; eles aceitam doações de roupas, alimentos e precisam especialmente de voluntários, que possam dedicar pelo menos 1 hora por dia à instituição; já a ajuda financeira, pode ser em forma de depósito bancário ou os coletores vão até o doador; é só ligar. O próximo evento para angariar fundos, será o ” S.O.S. Salve o Nair II” no dia 13/09 à partir das 19 horas com música ao vivo: Banda Tatudoemcasa, Jô Borges e Aldo Corrêa e DJ Acqua. Entrada simbólica de R$ 5,00, com sorteio de blindes. Quem quiser, pode comprar ingresso adiantado na secretaria do NAIR.
Contato do Nair: 2637-1804.
Banco do Brasil:
Agência: 2280-2
Conta corrente: 17466-1
CNPJ: 04.884.242/0001-46
Email:nairespecial@hotmail.com
Facebook: www.facebook.com/nair.instituicao
Texto: Vera Lúcia.
Edição e imagem: Beto Vídeo.
Colaboração de imagens: Voluntários do NAIR.

 

compartilhar