TV ITAIPUAÇU WEB- A Presidente da Associação Pestalozzi de Maricá, Maria Aparecida de Carvalho Siqueira Garcia, esteve no Programa Espaço Aberto da TVI nesta quinta-feira (02/05). Cida como é mais conhecida; ocupa mais 2 cargos; conselheira do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). Cida mora em Maricá desde 2001 e também já foi professora e fisioterapeuta. A associação Pestalozzi de Maricá, é de caráter filantrópico e sem fins lucrativos. A Associação Pestalozzi foi fundada em 29/11/1984, há 34 anos; é administrada por uma Diretoria com apoio e supervisão dos Conselhos Administrativo e Fiscal, todos compostos por membros do quadro de associados, eleitos para um mandato de 03 anos.
As diretrizes do Movimento Pestalozziano, estão sob orientação e supervisão da Federação Nacional das Associações Pestalozzi – FENAPESTALOZZI e da Federação das Associações Pestalozzi do Estado do Rio de Janeiro – FEASPERJ, desenvolvendo ações especiais com vistas ao acesso ou complementação de políticas públicas na área de proteção especial. A Pestalozzi tem como missão: oferecer atendimento multiprofissional com ética, responsabilidade social e auto sustentação, visando à interação social, contribuindo para melhorar a qualidade de vida do ser humano, promovendo o exercício pleno da cidadania.
O público alvo da Pestalozzi são crianças e/ou adolescentes na faixa etária de 0 a 14 anos, com deficiência física/intelectual e/ou com espectro autista; sendo que tem um público que já atingiu a idade adulta, mas como não tem um local para encaminhar e por achar que ainda tem alguma coisa à fazer, continua na associação. Os programas atingem também, as com atraso no desenvolvimento, com distúrbio de aprendizagem e as famílias de todos os atendidos.
Os programas da associação Pestalozzi de Maricá são: Intervenção Precoce, que mais chama a atenção; porque quanto mais cedo o bebê ou a criança for encaminhada, melhor serão os resultados. Reabilitação. Recursos Terapêuticos e Educacionais e Assistência às Famílias; tudo isso, desenvolvidos por uma equipe multidisciplinar nas especialidades de Serviço Social, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Psicologia, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional, atuando de forma interdisciplinar e transdisciplinar. Os atendimentos são individuais ou em grupo, de forma continuada, de acordo com a necessidade dos participantes e com orientação sistemática à família.
Todos os atendimentos são gratuitos, sem distinção de classe social.
A instituição é muito organizada e tem as documentações corretas; isso facilitou para participar de editais; que são uma das fontes de recursos para se manter; também por emendas parlamentares e outras são doações de energia elétrica e por contribuição na própria instituição. conseguiram o edital da Petrobrás de 2014 à 2016 e em 2017 conseguiram o edital da LOTERJ com o projeto ¨Brincando e Reabilitando¨e esse ano, vem o complemento das outras parcelas, concluindo o custo de atendimentos, que é muito elevado.
A pessoa que precisar, deve procurar a instituição com encaminhamento do médico ou com uma solicitação escolar, no caso de criança com distúrbio de aprendizado; lá será feito uma triagem e encaminhado conforme a vaga disponível. A Associação Pestalozzi de Maricá fica em Araçatiba na Rua Drº Pedro da Cunha (antiga Alvares de Castro) 1148 lote 7e quadra 46; perto do Ministério Publico, ao lado da Igreja São Pedro.
Site: www.pestalozzidemarica.com.br Facebook: Associação Pestalozzi de Maricá. O “Jeito de Fazer” da Associação Pestalozzi de Maricá, tem feito a diferença na vida daqueles que participam dos seus Programas. Texto: Vera Lúcia. Edição e imagem: Beto Vídeo: Colaboração de imagens: Associação Pestalozzi de Maricá.