A Casa de Cultura, sede do Museu Histórico de Maricá; está recebendo a Exposição “Essência em Cores e Formas” da Artista Plástica Cecília Lyra de 06 à 22/10, sobre curadoria de Moema Branquinho.

“Essência em Cores e Formas”, segundo a artista Plástica Cecília Lyra, é uma obra viva, que vem da própria força da natureza, que flui na variedade dos tons terciários verdes e azuis e personagens integrados a esta natureza, numa junção de aspectos físicos, biológicos e espirituais.

Cecília Lyra é carioca e nascida em 6 de setembro de 1953; ganhou o seu primeiro cavalete aos 6 anos de idade, começando seus primeiros traços; mas formou-se em ciências físicas e biológicas pela universidade Gama Filho. Em 1976, como professora de ciência, iniciou um curso livre de desenho artístico e pintura no Tijuca Tênis Clube. Neste mesmo período, fez também curso, na sociedade Brasileira de Belas Artes no Rio de Janeiro, iniciando sua criação através do desenho artístico, técnica de pastel e pintura à óleo. Em 2013, veio morar em Maricá, onde ficou 5 anos sem pintar e depois ingressou em oficina de teatro. Em 2018, fez a exposição “Axé” no Porão Cultural, convidada por Tatiana Castelo Branco e ainda em 2018, realizou mais uma exposição individual no Cine Teatro Henfil, como parte da cerimônia comemorativa da Semana da Consciência Negra.
Mais tarde, durante a pandemia, Cecília Lyra criou o Instituto Nosso Chão de Dendê, idealizado por sua companheira Rosa dos Anjos, onde tem seu atelier de pintura e um amplo espaço criativo que se transformou em local de compartilhamento de saberes e ações culturais de amigos e artistas.

Por: Vera Lúcia
Imagens: Beto Vídeo

Todas as fotos no Site
www.tvitaipuacu.com.br

compartilhar